Seguidores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Envelhecer sorrindo...

 
Hoje quando acordei, depois de uma noite mal dormida, calor, ausências, pensamentos sobre tudo, me olhei no espelho e apesar de ver uma mulher jovem, a idade está cronologicamente descrita no tempo...
Olhei um bom tempo pra mim, depois olhei a minha volta, a cama que tantas alegrias com meu Grandão me proporcionou e ora proporciona...
Mas, sei lá, tem dias em
que a gente tem ataques de "bobeira" e me bateu uma coisa diferente por dentro, de coisas que ainda posso e preciso fazer... a vida num todo, esse amor gostoso que sinto e a alegria do VIVER...
 
Como sempre fui procurar algo que me fizesse melhor e encontrei, vou compartilhar:
Dizem que uma das bênçãos da vida é envelhecer. Talvez seja esse o motivo pelo qual se observam tantas criaturas que envelhecem sorrindo.
Ao longo dos anos, elas venceram, semearam a boa semente. Aprenderam que o segredo da vida é amar sem querer a posse. É como jogar um bumerangue e deixar que se vá, sem aguardar o retorno.
Lembramos de uma brasileira nesses moldes.
Seu nome é Eunice Weaver. Moça de olhos brilhantes e personalidade incomum, fez curso de Sociologia e sentiu-se feliz com o seu diploma.
Com ele se sentia capaz de consertar o mundo, saltar todas as barreiras.
Um dia, ela foi chamada pelo Presidente Getúlio Vargas para promover a instalação de educandários, em todo país, a fim de receber os filhos dos hansenianos que viviam, naquela época, à beira das estradas, jogados como lixo, porque a sociedade não os aceitava nas suas proximidades.
Montada no cavalo, Eunice saiu para a sua missão sem pensar, com certeza, que aquele momento significava o início de uma caminhada que duraria toda uma vida.
Sua primeira tristeza foi quando teve que convencer os filhos das mulheres hansenianas que eles deveriam se separar de suas mães para que pudessem crescer em ambiente são, livres da moléstia tão rude.
Sua segunda tristeza surgiu quando ela pediu às mães que a deixassem levar os seus filhos para que pudessem, livres da doença, conviver com a sociedade e serem úteis a ela, àquela mesma sociedade que as havia expulsado de seu convívio.
Eram tempos de muita ignorância a respeito da hanseníase.
Eunice sentiu suas primeiras lágrimas brotarem quando essas mulheres, com as fisionomias de um sofrimento que ela não sonhava existir, abraçando com amor seus pequeninos filhos, abriam os braços, permitindo que ela os levasse.
Eles, os seus filhinhos queridos, a única alegria naquele mundo de pesadelos, de isolamento e de dor.
Ela construiu casas para receber essas crianças. Construiu um mundo novo para que elas pudessem ter o mínimo que uma criatura humana merece ter: saúde e um lar.
Onde ela passava, deixava o seu rastro de bondade. Foi recolhendo seres humanos que se comoviam com o seu trabalho e passavam a fazer parte da sua equipe.
Um dia, já de cabelos grisalhos, Eunice recebeu a carta de um hanseniano. Ele agradecia a acolhida que seus filhos tiveram num dos educandários.
Falava da boa alimentação, da educação, do carinho com que foram recebidos e, muito especialmente, agradecia o amor que os havia tornado bondosos e generosos.
Engasgada de emoção, ela sorriu. Sorriu recordando as outras cartas de engenheiros, aviadores, advogados, professores, todos filhos de hansenianos por ela encaminhados na vida, narrando as suas vitórias, as suas conquistas, os seus trabalhos, que deram às vidas deles as alegrias sadias dos que são acolhidos no amor.
Envelhecer sorrindo. Envelhecer semeando dádivas de amor.
Curiosidades
Eunice Weaver foi assistente social e jornalista diplomada nos Estados Unidos.
Para realizar o seu trabalho de abnegação junto aos hansenianos, ela estagiou nas Ilhas Sandwich, no Pacífico, no Egito, na China, no Japão e na Índia.
Seu lema era: O Senhor sempre está poderoso ao lado daqueles que nEle confiam e esperam.

Redação do Momento Espírita, com base no texto
Eunice Weaver, uma vida para o bem, de Vera Brant
(dezembro de 1966) e no cap. 5, 1ª parte, do livro
Sublime expiação, pelo Espírito Victor Hugo, psicografia
de Divaldo Pereira Franco, ed. FEB.
Em 15.1.2014.

14 comentários:

  1. Ritinha...pena que muitos de nós...não conseguem envelhecer...sorrindo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ritinhaaaaa


    Que vc e o grandão possam envelhecerem sorrindo e se amando muitoooo.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ritinha,
    Ainda temos que acreditar que ainda hoje temos muitas Eunices por aí fazendo o bem, do contrário a vida não teria sentido.
    Que bela postagem!
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Temos dias de bobeiras mesmo. Lindo texto e aber envelhecer é preciso.Saber conviver com mudanças e limitações...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Ritinha, eis uma outra de amor, o amor do próximo, o amor recomendado por Deus.
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Ritinha
    Sorrir faz muito bem!
    envelhecendo sorrindo melhor ainda!
    uma linda semana para você
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  7. Quero envelhecer de batom. Rouge nas bochechas. E cabelo arrumadinho. Pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Desejar uma boa terça de sol, mais uma
    vez elogiar seus posts, e agradecer sua amizade!

    As pessoas não se precisam, elas se completam...
    Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

    ___________Mário Quintana

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ritinha,

    lido muito mal com a velhice!
    Acho que está tudo errado.Quer que eu prove?
    Um jovem pode correr, nadar, pular muro,ficar na balada até de madrugada, nem dormir e emendar outra.
    Um jovem, pode malhar, fazer montanhismo,lutar NBA, ir pra praia 10 horas da manhã sair 21 hs, já de noite, pode tudo!!!!!!!!!!!
    Um jovem, além poder tudo ainda pode manter sua sexualiade com toda disposição e e se quiser, sem muito esforço.
    E o coroa, e os velhos? Isso é injusto.Afinal já que o velho não pode mais nada , ou quase nada a não ser sentir dor e dormir, muiiiiiiiiito, pelo menos a natureza poderia ter reservado para ele as benesses de poder-se ativo, nas agradáveis peripécias da sexualidade.
    Não pode nada!
    É injusto.
    Antes de envelhecer, ainda vou fundar uma ONG de protestos que, será uma espécie de linha direta com os outros níveis da espiritualidade e se não for atendido nesta minha pretensão acima exposta,vou começar a fazer rolezinho, sem parar, sem parar, sem parar...
    É revoltante (rs)
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Ritinha!

    O teu Poste hoje é muito sensível
    Amiga, ando a tirar um curso de Técnica de Geriatria, ou seja, trata-se de idosos... estou a gostar, só tenho medo de não conseguir passar à prática ...mas, vou esforçar-me...
    E este texto tocou-me derivado ao tema "Envelhecer sorrindo" ou com dignidade..... tudo isto faz parte da minha, ou da nossa aprendizagem para o futuro...Nada como ter sempre bom humor e boa disposição..

    Adorei o teu poste.
    Um beijinho para ti... e um abraço para o teu Amor/Grandão.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Ritinha mais que envelhecer e ver a linda lição de vida que construiu com a sua bonda e generosidade que teve pelo próximo que rejeitados pela sociedade lhe estendeu a mao e lhes deu um futuro cheio de dignidade ,pergunto quanto valera tal gratidão ,eu lhe direi não tem preço receber um sorriso ,um obrigado ,um abraço tem muito mais valor poder olhar para tras e ver que plantou uma semente que deu fruto e maravilhoso .Ritinha ao ler este texto que para mim e atual pois hoje talvez a lepra não seja a epidemia deste mundo ,mas a falta de amor pelo próximo e cada vez e maior talvez seja fruto desta sociedade hipocrita e egocêntrica onde o ser humano e descartável .Sei que nunca irei ser uma Eunice Weaver ,mas serei um Emanuel onde praticarei todos os ensinamentos que os meus pais me ensinaram e que me regem ate hoje ,amar o próximo como a mim mesmo para que no final tenha pelo menos um sorriso que me encha de orgulho e me faça ver que a minha vida não foi em vao .Ritinha muito obrigado pelas palavras no meu blog ,muitos beijinhos Emanuel.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Ritinha ,envelhecer é bom ,mas as vezes olhamos no espelho e vemos que o tempo está passando , dá um momento de nostalgia ,de saudade, mas toda época é boa .Se envelhecemos é porque vivemos se os momentos serão bons ou ruins depende de nós.Pode envelhecer o corpo mas nunca a mente.Um grande beijo.
    http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Ritinha!
    Como eu te percebo. Comigo acontece o mesmo.
    Tem dias que nem para o espelho olho com medo de perceber que estou a deixar passar a vida por mim sem que esta me permita vivê-la intensamente...
    Um beijo

    ResponderExcluir