Seguidores

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Depressão...

Estou lendo um livro sobre "Depressão" para tentar entender essa "doença" da melhor forma possivel... o livro é da "Canção Nova", e tem até site... "cancaonova.com" o que acho válido.

Uma parte do livro, logo nas primeiras páginas:

"Depressão acontece quando a pessoa perde o sentido da vida. Viver é administrar perdas, pq nós vivemos perdendo. A gente pode perder tudo, menos a fé, usando a depressão como escudo, pois em algumas pessoas esse sentimento é a falta de fé"

Comecei a partir de então, ler opiniões de psiquiatras, psicólogos, sacerdotes, religiosos espirituais para "tentar" entender cada vez mais... e as opiniões são desencontradas, mas de repente o sentido seja o mesmo:

A depressão é hoje uma das maiores doenças do mundo. Porém, não sei bem se ‘doença’ é um nome apropriado para ela.
Doença é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos como a dor. Porém, a depressão não é somente dor, é sofrimento.
Tudo começa com a perda de algo. Você vê as portas se fecharem e não existem janelas para fugir. Toda vez que a luz do túnel aparece, ela é fraca e está distante, e você não tem forças para alcançá-la.
Todo aquele sofrimento de impotência sobre seu próprio destino começa a afetar sua mente. E quando sua mente não lhe obedece mais, você passa a ser uma espécie de zumbi.
Sua mente fica fraca e seu corpo também. Então as dores começam a surgir. Você imagina mil e uma doenças, mas a pior dor é a que está no seu peito. Toda vez que você se sente ameaçado, é como se sofresse um ataque cardíaco. Uma dor incontrolável no peito, que sufoca e te atormenta. 
Você perde sua paciência, tudo lhe tira do sério rapidamente. E toda vez que o sofrimento for um fardo grande demais para suas costas, você tende a descontar em quem está em sua volta.
É uma prisão dentro de sua própria mente. A depressão é uma das maiores fraquezas humanas, ela pode acabar com alguém em poucos anos.
(Gabriella Beth Invitti)


Depressão nada mais é que um ciclo vicioso pessimista. Quanto mais se pensa, mais se enfraquece; quanto menos se age, mais se afoga.
(Larisse Ribeiro)


A depressão é o rompimento da rede de sentido de amparo. Momento em que o psiquismo falha em sua atividade ilusionista e deixa entrever o vazio que nos cerca, ou o vazio que o trabalho psíquico tenta preencher. É um momento de um enfrentamento insuportável com a verdade. Algumas pessoas conseguem evitá-la a vida toda.
(Maria Rita Kehl)


E por assim dizer: Não se pode perder a fé! se a perdeu, perdeu tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário