Seguidores

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Quem tenta pode errar....

“Quem  tenta  pode  errar,  quem  não  tenta  já  está  errado.”

Quantas vezes fazemos planos, projetos e intenções relacionadas com nosso próprio progresso, seja material ou moral e, no entanto, desistimos porque tememos perigos quase sempre imaginários, frutos de inseguranças e incertezas que todos carregamos.
Mais grave ainda quando se trata de interesses de alcance social, quando então, de uma atitude nossa, dependerão o bem ou o mal de muitos.


É natural que existam situações de insegurança, pois um erro pode levar a outros, trazendo perturbações ou prejuízos vários.
Por isso, é indispensável um bom planejamento, uma avaliação adequada das variantes, uma certa capacidade de discernimento quanto ao que é possível por agora, e quanto ao que deve aguardar ocasião mais propícia.


Em muitos casos, é conveniente buscar a ajuda e o aconselhamento daqueles mais experimentados, evitando-se a repetição de erros conhecidos.
A tentativa e erro é o processo de aprendizado mais antigo que se conhece. Todos nós o usamos, sem dele termos consciência, em nosso dia-a-dia

Para avançar, podemos e devemos conhecer previamente algo do caminho por onde deveremos passar mas, sem uma pitada de ousadia, jamais saberemos se o caminho é realmente aquele e nada acrescentaremos ao nosso patrimônio de experiências.


(Conceitos para viver melhor, de Paulo R. Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário