Seguidores

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ah! a natureza!!! o amor...

Hoje pela manhã, ao sair de casa, ouvi um barulhinho diferente nas flores da primavera que tem em meu jardim. A curiosidade me fez ir até lá e pude ver duas borboletas copulando... Nunca havia visto, nem sabia como faziam. Fiquei alguns minutos observando a cena, e quando uma ficou de costas para a outra, o barulhinho cessou e pensei comigo: "acho que acabou!"... e em seguida as duas se soltaram, levantaram vôo e se foram...
Puxa! e agora? Como será que foi a sedução, o jeito da conquista, o amor em si. Duas borboletas iguaizinhas... Algo inédito em meu mundo visual. Me fez pensar em procurar saber mais, o passo seguinte desse ato de amor...


Daí, numa pesquisa rápida encontrei algo muito interessante:

"Como os insetos encontram o amor, o parceiro"... Olha, achei muito legal e assim como me apaixono a cada dia pelo meu Grandão, o olhar dele me faz flutuar, e através do seu olhar o restante é nossa história de amor...

Vou compartilhar... se é cultura não sei dizer, mas hoje as borboletas namorando me fizeram ver que o amor sempre está no ar....

Os insetos e o amor

Alguns insetos começam sua procura por parceiros sexuais procurando ou dando sinais visuais. Borboletas, moscas e vaga-lumes são exemplos. Algumas espécies masculinas de borboletas passam a tarde procurando fêmeas com asas coloridas.
 
Já as moscas pousam em algum lugar que lhes deem uma boa visão da área. Se encontram uma mosca fêmea da mesma espécie, levam-na a um lugar apropriado para acasalar - como uma folha de um galho ali perto.
 
Os vaga-lumes são os insetos mais famosos que flertam usando indícios visuais. As fêmeas mandam sinais para seduzir o macho. Ela envia luzes com um código específico que explicam aos machos passantes sua espécie, sexo e que ela está interessada em acasalar. O macho responde com seu próprio sinal e os dois continuam enviando luzes até se encontrarem.
 
 
Insetos que usam sinais auditivos para atrair um parceiro

Se você já escutou a cigarra "cantando", você a ouviu chamando parceiros. Normalmente, são 3 espécies diferentes fazendo barulho e, mesmo assim, a fêmea responde às canções e conseguem diferenciar machos da mesma espécie para se acasalarem.
 
Grilos machos esfregam suas asas para produzir um barulho áspero e alto para atrair as fêmeas. Quando elas se aproximam, os grilos começam a fazer um barulho mais suave e cortejador.
 
Outros insetos produzem suas canções de amor batendo em superfícies duras. Alguns tipos de besouros batem a cabeça na madeira para chamar fêmeas.
 
 
Insetos que usam sinais químicos para atrair um parceiro

É nesta situação em que o amor está no ar. Mariposas procuram pela fêmea correta cheirando feromônios (hormônios soltados pelas mariposas para atrair parceiros) no ar. Esta substância é tão poderosa que pode ser sentida a quilômetros de distância.
 
As abelhas masculinas usam feromônios para atrair a fêmea a um poleiro, onde eles possam acasalar. O macho voa marcando plantas com seu perfume. Uma vez instaladas as "armadilhas", ele patrulha o território esperando uma fêmea pousar em um de seus poleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário